_Fotolivros latino-americanos
[SEX] 26/03 - 17H00

Horacio Fernández e Julieta Escardó

Ultrapassamos as fronteiras do contexto brasileiro para conhecer mais sobre o cenário de produção latino-americano. Nessa conversa, com a participação da fotógrafa e editora argentina Julieta Escardó e do historiador e curador espanhol Horácio Fernandez – organizador da publicação “Fotolivros Latino-americanos” (2011) –, conheceremos publicações e iniciativas elementares para o fortalecimento do circuito dos fotolivros na América Latina no âmbito histórico e contemporâneo.

Foto [Daniela Moura]: Keiny Andrade

Horacio Fernández

crítico e curador, foi professor de História da Fotografia na Faculdade de Belas Artes de Cuenca. Conhecido crítico de arte e curador de inúmeras exposições relacionadas com fotolivros. Entre outras, a exibição seminal Fotografia Pública / Photography in Print 1919-1939 (Reina Sofia Museum, Madrid 1999-2000). É também autor de muitos trabalhos relacionados com fotolivros, como o El Foto Livro Latino Americano, publicado em 2011 e que ganhou o prémio de melhor fotolivro do ano de 2012 nos Arles Art Encounters. Foi, entre 2004 e 2006, curador da FotoEspaña. O seu contributo para o papel dos fotolivros na cultura visual é internacionalmente reconhecido.

Foto: divulgação

Julieta Escardó

fotógrafa, editora e professora, é Diretora de Fotografia, graduada pela Escuela Nacional de Cinema (ENERC). É co-diretora da Editorial La Luminosa e integra a equipe de edição da revista Sueño de La Razón. Fundou a TURMA, uma plataforma para a difusão da cultura visual latino-americana, através da fotografia e dos livros. Entre 2002 e 2018 dirigiu a FELIFA; Feria de Libros de Fotos de Autor, realizada em Buenos Aires e em 16 diferentes cidades da América Latina.

Foto: divulgação

PROJETO FOMENTADO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC
EDITAL PROAC EXPRESSO LAB Nº 40/2020 POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DE SÃO PAULO

Back To Top