_O livro como experiência
[QUI] 25/03 - 19H30

Fábio Messias e Ekaterina Kholmogorova

Tão importante quanto o autor/a que produz as fotografias é o papel do/a designer que constrói a experiência que o livro oferece em sua leitura. Nessa conversa adentramos o universo de criação dos designers Fábio Messias e Ekaterina Kholmogorova. (Re)conheceremos alguns dos livros do ponto de vista quem os desenhou e também suas referências.

Foto [Daniela Moura]: Keiny Andrade

Fábio Messias

fotógrafo e designer gráfico, é formado pela Escola Panamericana de Arte e Design. É também Fotógrafo formado pela mesma escola. Desenvolve projetos de design gráfico para os setores Institucional, Editorial e Promocional há 20 anos.
Desde 2014 vem se dedicando à pesquisa na área de livros de fotografia/fotolivros, tanto sobre suas formas de produção (desenvolvimento de narrativas visuais, design gráfico e produção gráfica) quanto formas de acesso e difusão. Em 2014 fundou, junto com Walter Costa e Renata Baralle, o grupo de discussão sobre fotolivros TRAMA, que produziu encontros e workshops sobre o tema em livrarias, feiras de publicações e festivais de fotografia no Brasil e no exterior.
Desde 2016 tem desenvolvido projeto gráfico para livros de fotografia/fotolivros.
Como fotógrafo, foi o vencedor do Prêmio Porto Seguro de Fotografia de 2012 e já expôs seu trabalho em cidades do Brasil e do exterior.

Foto: divulgação

Ekaterina Kholmogorova

designer, nascida em Moscou, formou-se em Publishing Business, pelo instituto Ivan Federov em 1997 e cursou a Universidade Natalia Nesterova na cadeira de Publicidade de 2001 à 2004. Na cidade natal trabalhou como designer em revistas de moda e life-style como Tatler, Elle, Gala e, chegando aqui, na Vogue Brasil. Foi também responsável pelo projeto gráfico de vários fotolivros, entre eles Pagode Russo de Iatã Cannabrava, Periscope de José Diniz, A Grande Seca de Ronald Ansbach, Serra do Amolar de Sebastião Salgado, Procurando Iracema de Jorge Bodansky, Missão Francesa de André Penteado, Clássicos de Fernando Stickel. Participou da equipe de design do festival Paraty em Foco e, em 2013, criou sua própria marca de joias, a Kholmogorova Jewellery.

Foto: divulgação

PROJETO FOMENTADO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC
EDITAL PROAC EXPRESSO LAB Nº 40/2020 POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DE SÃO PAULO

Back To Top