_A narrativa no fotolivro: análise e produção
[SÁB] 27/03 - 19H30

Ana Paula Vitorio e André Penteado

Do conceito de montagem a práticas de edição investigamos narrativa e linguagem nos fotolivros. De que maneiras fotolivros contam histórias? Investigamos essa e outras perguntas a partir de dois pontos de vista complementares: a análise, através da abordagem da pesquisadora Ana Paula Vitório, e a criação, através do método de produção do artista André Penteado.

Foto [Daniela Moura]: Keiny Andrade

Ana Paula Vitorio

pesquisadora. Doutora pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio) e mestre em Comunicação (UFJF). Atualmente, trabalha em pesquisa de pós- doutorado na University of Free State, onde investiga montagem, transmidialidade e processos criativos em livros fotográficos.

Foto: divulgação

André Penteado

artista visual, sua obra investiga temas como fatos da história brasileira e momentos de grande intensidade emocional, como a perda de seu pai por suicídio. Publicou cinco livros: O suicídio de meu pai (2014), Cabanagem (2015), Não estou sozinho (2016), Missão Francesa (2017) e Farroupilha (2020). Venceu o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2013), foi selecionado para o programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014 e venceu o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia (2019).

Foto: divulgação

PROJETO FOMENTADO COM RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC
EDITAL PROAC EXPRESSO LAB Nº 40/2020 POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DE SÃO PAULO

Back To Top