©Ricardo Tokugawa

_ciclo de conversas

Festa sem um bom papo, não é festa!

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

[SÁB] 17/08 – das 17H30 às 19H – SALA 04 – 3º andar  

_Entre atalhos e desvios: o caminho da edição

com Inês Bonduki + Rony Maltz

A caminhada é uma metáfora possível, entre tantas, para a construção da narrativa de um livro. Ao mesmo tempo que se almeja alcançar um lugar de certa coesão entre as imagens, são os desvios de um significado tão encerrado, ou as voltas que damos para chegar lá, que permitem complexidade e abertura interpretativa para um projeto. 

Pegamos emprestada a expressão ”Atalhos e desvios” do livro-tese de Doutorado em Artes Visuais na ECA-USP da artista e pesquisadora Inês Bonduki. A convidamos para, em conjunto com Rony Maltz, editor, artista e professor, conversar sobre estratégias e experiências de edição para projetos fotográficos.

Inês Bonduki

(São Paulo, 1984) fotógrafa, artista e pesquisadora. Arquiteta-urbanista (FAU-USP), mestre e doutora em Artes Visuais (ECA-USP). Pratica e pesquisa os entrelaçamentos entre território, corpo, imagem e deslocamento há 20 anos. De 2020 a 2023, coordenou o Grupo de Estudo em Fotografia e Experiência; desde 2016, ministra cursos em instituições culturais como IMS, Fundação Ema Klabin, SESC. Tem trabalhos expostos e em acervos no Brasil (Museu da Cidade de SP, Instituto PIPA) e outros países (Museu Nacional de Tucumán, Arquivo Municipal de Lisboa, Thomas J. Watson Library). Recebeu os Prêmios Conrado Wessel (2015) e Foto em Pauta (2016) pelo seu livro Linha Vermelha (2017), e Militão de Augusto Azevedo (2022) com Origem-Destino (2023).

©DafneCapella

Rony Maltz

editor, artista visual e professor, doutor em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ e Mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College (NY). Pesquisa e produz livros de fotografias. Criou o selo independente {Lp} press, com Carolina Cattan, em 2015. Produtor da Feira URCA de arte impressa e curador das exposições O erro, a rua e Livros possíveis, no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro, e Livro livre, com Leandro Pimentel, em Arles, na França, entre outras. Atualmente é editor-assistente da revista ZUM, do Instituto Moreira Salles.

_mediação

©Keiny Andrade

Daniela Moura

pesquisadora e educadora no campo das artes visuais. Dedica-se ao pensamento crítico da fotografia, dialogando entre arte e comunicação, linguagem criativa e agência política. Escreve textos para artistas, exposições e meios especializados, tendo publicado mais recentemente nos sites das revistas ZUM / IMS e seLecT. Atou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia e como professora de cursos livre e de pós-graduação. Integra o projeto Ecótono, plataforma coletiva de diálogos sobre natureza e cultura através da arte. Atualmente é pesquisadora do projeto “Geopolíticas Institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra” – EACH-USP como bolsista FAPESP e, desde 2021, é cocuradora e mediadora do Ciclo de Conversas da IMAGINÁRIA_.

Back To Top