© Ricardo Tokugawa

_prêmio lovely'24

Para fomentar a experimentação, o desenvolvimento e a circulação de livros fotográficos.

_anote!

Inscrições: 21.05 – 12.07.2024, 23h59h

Anúncio dos finalistas: 15.08.2024

Premiação: 18.08.2024

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

Temos o prazer de anunciar os projetos vencedores do Prêmio Lovely’24’.

100 projetos, sendo 83 para a categoria FOTOLIVRO e 17 para a categoria FOTOZINE,  foram inscritos no Prêmio Lovely’24.

O Prêmio Lovely é um concurso de maquete de livro fotográfico que visa fomentar a experimentação, o desenvolvimento e a circulação de publicações impressas como suporte incontornável da fotografia contemporânea no Brasil.

Em sua 4ª edição, com o apoio da Lei Paulo Gustavo/SP e da Lovely House Editora, o Prêmio Lovely’24 oferece a edição e impressão de dois projetos de livros nunca publicados nas categorias Fotolivro e Fotozine, e uma residência artística a outros quatro projetos escolhidos pela equipe de seleção.

Prêmio Lovely’24 Fotolivro

_Projeto Premiado

O tempo das coisas

Mayra Azzi

_Prêmio Lovely’24 Residência

Game boy

Pedro Pedreira Rodrigues

Se me abrirem

Keiny Andrade

_finalistas 2024

Caixa proibida

Letícia Marotta

Canção à poeira

Luana Lorena

Fujikawa- o Sol daqui brilha amarelo

Henrique Yoshio Fujikawa

Game boy

Pedro Pedreira Rodrigues

O tempo das coisas

Mayra Azzi

Provas materiais das passagens

Júlia Milward

Se me abrirem

Keiny Andrade

Todos os meus sonhos estão velhos não estou pronta para dizer adeus

Millena Rosado

Prêmio Lovely’24 Fotozine

_Projeto Premiado

Tu

Felipe Camilo e Karlo Artur

_Prêmio Lovely’24 Residência

Sete

Serviço (Amanda Milliet, Eliza Alves e Natasha Ribas)

Slam da Guilhermina: Batalha de Poesias 292°

Vinícius Toledo

_finalistas 2024

Eu sabia

Claudia Tavares

Helenas

Viviane Piccoli

Rosa

Sonia Gouveia

Sandice Erasma

Filipe dos Santos Barrocas

Sete

Serviço (Amanda Milliet, Eliza Alves e Natasha Ribas)

Slam da Guilhermina: Batalha de Poesias 292°

Vinícius Toledo

Tu

Felipe Camilo e Karlo Artur

_equipe de seleção

Para somar ao processo de seleção das maquetes de livros finalistas e vencedoras deste ano, a IMAGINÁRIA_ convidou um grupo diversificado e com vigorosa trajetória no campo das artes visuais e nas diferentes áreas do universo do fotolivro.

@Nana Moraes

Ana Paula Vitorio (BRA)

Pesquisadora y curadora, tem pós-doutorado na University of the Free State, é doutora pelo programa de Literatura, Cultura y Contemporaneidade da Puc-Rio y mestre em Comunicação pela UFJF. É idealizadora do Beyra Festival do Fotolivro y, em 2024, atua como interlocutora na residência Laboratório de Imagens, oferecida pelo Observtório de Favelas em parceria com o IMS.

Karlla Girotto (BRA)

é artista, professora curadora e escritora. Sua prática artística abrange uma pluralidade de ações como performance, texto, arte têxtil, instalação, vídeo, fotografia e, em especial, pela criação de processos de experimentação e produção em coletividade junto à artistas que tem acompanhado no G>E_grupo maior que eu. Trabalha pelas relações que se instauram nos processos de invenção – imaginativos, mágicos, artísticos, políticos, cósmicos, curatoriais – elaborando a sua presença no mundo em relação com as memórias e o campo das forças. Doutora e Mestra em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP.

Laura Carbonell (COL)

é uma curadora independente e professora de documentário. Formada em Ciências Políticas pela Universidade Sciences-Po Paris em 2011, entrou no mundo da fotografia trabalhando como livreira na BAL, um espaço de exposição dedicado à pesquisa e exibição de fotografia documental. Em 2015, fundou o PUNTO DE FUGA BOGOTA, uma plataforma experimental dedicada ao estudo, à exposição e à conceitualização de livros de fotografia. Foi curadora de quatro importantes exposições para a Biblioteca Nacional da Colômbia, o Festival Noorderlicht na Holanda, o Fiebre Photobook em Madri e o Fotofestiwal em Lodz.

@Irene Almeida

Mariano Klautau Filho (BRA)

(Belém, PA, 1964) Artista, pesquisador em arte e fotografia, curador e professor na UNAMA. PhD em Artes Visuais na ECA/USP. Mestre em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Curador do Diário Contemporâneo de Fotografia(Belém). Curador convidado, consultor de fotografia e curador da exposição “Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca” na Pinacoteca de São Paulo (2016-2017). Exposições como artista: Bienal das Amazônias no CCBA–Belém–PA (2023), Triangular: arte deste século–Casa Niemeyer–Brasília–DF (2019/2020), Feito poeira ao vento: fotografia na coleção MAR-RJ(2018), Cidades invisíveis–MASP–SP(2014), Bienal de Habana(2006). Acervos:MAM-SP, MASP-SP, MEP-PA, Museu da Fotografia de Curitiba, Casa das Onze Janelas, Coleção Joaquim Paiva.

@Andrea Hernandez Briceno

Ricardo Báez (VEN)

é designer dedicado ao design editorial, design de exposições e branding cultural, com profundo interesse no design, pesquisa e promoção do fotolivro. Báez é o terceiro designer venezuelano a fazer parte da Alliance Graphique Internationale (AGI, Suíça). Seus reconhecimentos mais recentes incluem: primeiro prêmio no Fiebre Photobook Dummy Award, primeiro prêmio no Paris Photo-Aperture Foundation Award e menção honrosa no concurso “O melhor design editorial do mundo” da Stiftung Buchkunst. É coeditor, com Sagrario Berti, do livro “Fotografía Impresa en Venezuela”, e co-editor, com Eduardo Castro, do livro “Deconstruyendo el Sistema Nervioso de Lange, Brändli y Chalbaud”. Atualmente, trabalha e vive em Caracas, Venezuela.

_premiação

Como premiação serão concedidas:

→ Exposição digital das maquetes finalistas durante a IMAGINÁRIA_’04.

→ Residência artística (em plataforma on-line) para quatro (4) projetos escolhidos pela equipe de seleção, dois em cada categoria, com profissionais da área de edição, design e produção gráfica, em data a ser definida após a festa do fotolivro.

→ Edição e publicação pela Lovely House Editora dos dois projetos eleitos pela equipe de seleção, um em cada categoria, Fotolivro e Fotozine. Autores/coletivos premiados terão direito a 10% dos exemplares da primeira tiragem da publicação. As questões técnicas (dimensões, papel, acabamento e tiragem), bem como a edição final das publicações serão definidas posteriormente à premiação, equalizando-se as características dos projetos selecionados e os limites orçamentários.

_direitos e autorizações

Todas as pessoas inscritas declaram-se titulares dos direitos autorais sobre o conteúdo do projeto proposto, imagens e textos, ou asseguram a autorização dos titulares, no caso de serem incluídos textos e/ou imagens de terceiros. 

As pessoas responsáveis pelos projetos finalistas e premiados autorizam a reprodução e divulgação dos trabalhos apresentados e de seu nome, imagem e voz para promover e divulgar a IMAGINÁRIA_festa do fotolivro, a Lovely House Editora e o Prêmio Lovely, bem como para a exposição em formato digital durante o evento, de 15 a 18 de agosto de 2024, e no site do festival.

☞ Texto da convocatória lançado em 21/05/2024.

Back To Top