Para fomentar a experimentação, o desenvolvimento e a circulação de livros fotográficos.
Inscrições: 21.05 – 12.07.2024, 23h59h
Anúncio dos finalistas: 15.08.2024
Premiação: 18.08.2024
Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo
Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br
Temos o prazer de anunciar os projetos vencedores do Prêmio Lovely’24’.
100 projetos, sendo 83 para a categoria FOTOLIVRO e 17 para a categoria FOTOZINE, foram inscritos no Prêmio Lovely’24.
O Prêmio Lovely é um concurso de maquete de livro fotográfico que visa fomentar a experimentação, o desenvolvimento e a circulação de publicações impressas como suporte incontornável da fotografia contemporânea no Brasil.
Em sua 4ª edição, com o apoio da Lei Paulo Gustavo/SP e da Lovely House Editora, o Prêmio Lovely’24 oferece a edição e impressão de dois projetos de livros nunca publicados nas categorias Fotolivro e Fotozine, e uma residência artística a outros quatro projetos escolhidos pela equipe de seleção.
Para somar ao processo de seleção das maquetes de livros finalistas e vencedoras deste ano, a IMAGINÁRIA_ convidou um grupo diversificado e com vigorosa trajetória no campo das artes visuais e nas diferentes áreas do universo do fotolivro.
@Nana Moraes
Pesquisadora y curadora, tem pós-doutorado na University of the Free State, é doutora pelo programa de Literatura, Cultura y Contemporaneidade da Puc-Rio y mestre em Comunicação pela UFJF. É idealizadora do Beyra Festival do Fotolivro y, em 2024, atua como interlocutora na residência Laboratório de Imagens, oferecida pelo Observtório de Favelas em parceria com o IMS.
é artista, professora curadora e escritora. Sua prática artística abrange uma pluralidade de ações como performance, texto, arte têxtil, instalação, vídeo, fotografia e, em especial, pela criação de processos de experimentação e produção em coletividade junto à artistas que tem acompanhado no G>E_grupo maior que eu. Trabalha pelas relações que se instauram nos processos de invenção – imaginativos, mágicos, artísticos, políticos, cósmicos, curatoriais – elaborando a sua presença no mundo em relação com as memórias e o campo das forças. Doutora e Mestra em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP.
é uma curadora independente e professora de documentário. Formada em Ciências Políticas pela Universidade Sciences-Po Paris em 2011, entrou no mundo da fotografia trabalhando como livreira na BAL, um espaço de exposição dedicado à pesquisa e exibição de fotografia documental. Em 2015, fundou o PUNTO DE FUGA BOGOTA, uma plataforma experimental dedicada ao estudo, à exposição e à conceitualização de livros de fotografia. Foi curadora de quatro importantes exposições para a Biblioteca Nacional da Colômbia, o Festival Noorderlicht na Holanda, o Fiebre Photobook em Madri e o Fotofestiwal em Lodz.
@Irene Almeida
(Belém, PA, 1964) Artista, pesquisador em arte e fotografia, curador e professor na UNAMA. PhD em Artes Visuais na ECA/USP. Mestre em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Curador do Diário Contemporâneo de Fotografia(Belém). Curador convidado, consultor de fotografia e curador da exposição “Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca” na Pinacoteca de São Paulo (2016-2017). Exposições como artista: Bienal das Amazônias no CCBA–Belém–PA (2023), Triangular: arte deste século–Casa Niemeyer–Brasília–DF (2019/2020), Feito poeira ao vento: fotografia na coleção MAR-RJ(2018), Cidades invisíveis–MASP–SP(2014), Bienal de Habana(2006). Acervos:MAM-SP, MASP-SP, MEP-PA, Museu da Fotografia de Curitiba, Casa das Onze Janelas, Coleção Joaquim Paiva.
@Andrea Hernandez Briceno
é designer dedicado ao design editorial, design de exposições e branding cultural, com profundo interesse no design, pesquisa e promoção do fotolivro. Báez é o terceiro designer venezuelano a fazer parte da Alliance Graphique Internationale (AGI, Suíça). Seus reconhecimentos mais recentes incluem: primeiro prêmio no Fiebre Photobook Dummy Award, primeiro prêmio no Paris Photo-Aperture Foundation Award e menção honrosa no concurso “O melhor design editorial do mundo” da Stiftung Buchkunst. É coeditor, com Sagrario Berti, do livro “Fotografía Impresa en Venezuela”, e co-editor, com Eduardo Castro, do livro “Deconstruyendo el Sistema Nervioso de Lange, Brändli y Chalbaud”. Atualmente, trabalha e vive em Caracas, Venezuela.
Como premiação serão concedidas:
→ Exposição digital das maquetes finalistas durante a IMAGINÁRIA_’04.
→ Residência artística (em plataforma on-line) para quatro (4) projetos escolhidos pela equipe de seleção, dois em cada categoria, com profissionais da área de edição, design e produção gráfica, em data a ser definida após a festa do fotolivro.
→ Edição e publicação pela Lovely House Editora dos dois projetos eleitos pela equipe de seleção, um em cada categoria, Fotolivro e Fotozine. Autores/coletivos premiados terão direito a 10% dos exemplares da primeira tiragem da publicação. As questões técnicas (dimensões, papel, acabamento e tiragem), bem como a edição final das publicações serão definidas posteriormente à premiação, equalizando-se as características dos projetos selecionados e os limites orçamentários.
Todas as pessoas inscritas declaram-se titulares dos direitos autorais sobre o conteúdo do projeto proposto, imagens e textos, ou asseguram a autorização dos titulares, no caso de serem incluídos textos e/ou imagens de terceiros.
As pessoas responsáveis pelos projetos finalistas e premiados autorizam a reprodução e divulgação dos trabalhos apresentados e de seu nome, imagem e voz para promover e divulgar a IMAGINÁRIA_festa do fotolivro, a Lovely House Editora e o Prêmio Lovely, bem como para a exposição em formato digital durante o evento, de 15 a 18 de agosto de 2024, e no site do festival.
☞ Texto da convocatória lançado em 21/05/2024.