©Ricardo Tokugawa

_ciclo de conversas

Festa sem um bom papo, não é festa!

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

[DOM] 18/08 – das 16H30 às 18H – SALA 04 – 3º andar  

_Experimento a várias mãos

com coletivo Lombada + Elaine Galdino [ETEC Artes]

O fotolivro é comumente visto como um espaço de protagonismo de um(a) autor(a), concebido como expressão da sua subjetividade por meio de imagens sequenciadas, impressas sobre o papel. Embora seja consenso que outros atores são responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso de uma publicação, como designers, editores e técnicos de impressão, esta conversa parte de experimentos de edição cuja autoria é coletiva e que atuam como porta de encantamento para o universo do fotolivro.

Neste encontro, contamos com a experiência de oficinas de zine do coletivo Lombada, que compartilhará o álbum coletivo de memórias de São Paulo produzido na Tenda IMAGINÁRIA_ e com o depoimento de Elaine Galdino, coordenadora do curso “Processos fotográficos” da ETEC de Artes, a maior escola pública de artes da América Latina, que conta com a produção de um fotolivro como parte da formação dos estudantes desde 2016.

LOMBADA

grupo voltado à discussão, criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem. Nosso propósito é estreitar laços, promovendo e fomentando trocas acerca de nossas referências e obras, para tornar nossos processos e produções mais potentes e menos solitários.

Atualmente, fazem parte do coletivo:
Alessandra Sposetti, artista visual e especialista em culinária italiana

Ana Paula Vitorio, pesquisadora

Ana Rovati, artista, pesquisadora e realizadora audiovisual

Cristina Zarur, escritora e fotógrafa

Nathalia Bertazi, artista visual, mestranda em Artes Visuais, editora de fotolivros e educadora

Elaine Galdino

atua como artista, professora e coordenadora do curso técnico de Processos Fotográficos na Etec de Artes. É pós-graduada em Estéticas Tecnológicas pela PUC (SP) e bacharel em Fotografia com habilitação em arte e cultura pelo SENAC (SP). Fez parte do conselho editorial da revista de fotografia “Fotofagia”. Realizou trabalhos com organização e conservação fotográfica em arquivos e acervos de 2002 a 2013. Pesquisa e desenvolve trabalhos autorais com processos fotográficos do século XIX, XX e XXI e como educadora no curso de fotografia tem atuado em conjunto com os docentes na orientação e elaboração de fotolivros desenvolvidos pelos alunos em projetos coletivos e individuais.

_mediação

©Keiny Andrade

Daniela Moura

pesquisadora e educadora no campo das artes visuais. Dedica-se ao pensamento crítico da fotografia, dialogando entre arte e comunicação, linguagem criativa e agência política. Escreve textos para artistas, exposições e meios especializados, tendo publicado mais recentemente nos sites das revistas ZUM / IMS e seLecT. Atou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia e como professora de cursos livre e de pós-graduação. Integra o projeto Ecótono, plataforma coletiva de diálogos sobre natureza e cultura através da arte. Atualmente é pesquisadora do projeto “Geopolíticas Institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra” – EACH-USP como bolsista FAPESP e, desde 2021, é cocuradora e mediadora do Ciclo de Conversas da IMAGINÁRIA_.

Back To Top