_salas de leitura
Todas as atividades são GRATUITAS
Quando:
15.08 [qui], das 13h30 às 19h
16 a 18.08 [sex a dom], das 11h às 19h
Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo
Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br
SALA 02 – 8º andar
_Entre fotos e palavras – uma exposição de livros
curadoria de Juliana Monteiro e Eder Ribeiro
A interação entre a fotografia e a palavra é o eixo condutor desta exposição em que são apresentados livros híbridos, trabalhos que desafiam classificações usuais de gêneros textuais.
Caminhar pelas páginas dos livros desta sala é entrar em um espaço em que literatura e fotografia se unem para criar narrativas verbais, não verbais e abertas ao dizer.
É pedir licença ao tempo para ler palavras e imagens fotográficas que se costuram para ampliar as fronteiras entre linguagens.
Juliana Monteiro
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, e vive em São Paulo, onde cursou Linguística e estuda narrativas fotográficas no mestrado em Estética e História da Arte. A infância, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da escrita como principais instrumentos do dizer. É autora dos livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Caderno de anotações (2022), Problemas de linguística geral (2024) e dos livros-objeto Queira receber como recordação (2022) e Álbum (2024). É coautora, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, do Catálogo de Perdas (ed. SESI-2017), obra contemplada pelo Rumos, finalista do prêmio Jabuti e vencedora do FNLIJ, e do livro Fronteiras visíveis, publicado no final de 2023 pela editora Maralto. Pela mesma editora, em 2024, publicou A infância de Joana, livro composto por contos da Mariana Ianelli e fotografias de Juliana.
Eder Ribeiro
Curador e editor, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Tem como principais eixos de pesquisa, a fotografia vernacular/anônima, a fotografia contemporânea e o fotolivro/livro de artista.
Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicações ArtsLibris, (Barcelona).
Foi um dos coordenadores do Festival IMAGINÁRIA (2021), dedicado ao fotolivro e jurado do Prêmio Lovely 2022 do mesmo Festival. Atualmente se dedica à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas.