_ciclo de conversas
Festa sem um bom papo, não é festa!
Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo
Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br
[SEX] 16/08 – das 17H30 às 19H – SALA 04 – 3º andar
_O design na trincheira
com Tereza Bettinardi (Clube do Livro do Design) + Marina Zilbersztejn e Yala Silva (Práticas Coletivas em Design Queer)
Diante dos altos custos de impressão e dos recursos gráficos, imprimir e publicar um fotolivro permanecem atividades elitistas. Nesse cenário, o campo do design parece um privilégio quase restrito aos livros do “mercado de luxo” da arte.
Com o desejo de refletir sobre o papel político do design e conhecer estratégias de autonomia para a produção gráfica independente, convidamos Tereza Bettinardi, designer e fundadora do Clube do Livro do Design, e Marina Zilbersztejn e Yala Silva, integrantes do projeto Práticas Coletivas em Design Queer, realizado pelo PSSP estúdio em parceria com Ateliê Dragão e Parquinho Gráfico.
Tereza Bettinardi
(ela/dela) designer e editora que vive e trabalha em São Paulo, Brasil. É graduada em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 trabalha em seu próprio estúdio, desenvolvendo projetos em diferentes campos do design, incluindo editorial, identidade visual, embalagem e design de exposições. Em paralelo aos projetos comissionados e como parte de seu interesse em integrar a escrita e a prática do design gráfico, Tereza escreveu o capítulo “Bea Feitler: The Sir to Ms. Years,” publicado em Baseline Shift: Untold Stories of Women in Graphic Design History (Princeton Architectural Press, 2021). Em 2020, Tereza fundou o Clube do Livro do Design, um clube do livro virtual transformado em editora dedicada a expandir a oferta de escritos de design disponíveis em português.
Marina Zilbersztejn
formada em artes visuais pela ECA-USP e desenvolve pesquisa de mestrado sobre tipografia contemporânea na FAU-USP. É colaboradora do PSSP estúdio e co-fundadora do Ateliê Dragão. Atua como designer gráfica e ministra oficinas relacionadas a gravura, produção gráfica e publicações independentes. Em 2017, participou do International Contemporary Printed Art Exhibition & Symposium em Tóquio; em 2021, teve projeto premiado na categoria Design de Impacto Positivo do Prêmio Brasileiro de Design; e em 2023 atuou como professora visitante no bacharelado em design gráfico e ilustração na EBAC (São Paulo). Em 2024, junto a Laura Daviña e Yala Silva, conduziu o programa de aulas e oficinas de experimentação gráfica Práticas Coletivas em Design Queer.
Yala Silva
antropóloga (UNESP), designer e artista visual. Trabalha na intersecção dos estudos de dissidências de gênero, raça e educação. Conecta experimentações gráficas e visuais através da autopublicação e impressão manual. Integrou a equipe educativa da Bienal de São Paulo, faz parte do conselho editorial da Elle/Elu transediciones y traduções e compõe o Parquinho Gráfico, na Casa do Povo.
_mediação
Daniela Moura
pesquisadora e educadora no campo das artes visuais. Dedica-se ao pensamento crítico da fotografia, dialogando entre arte e comunicação, linguagem criativa e agência política. Escreve textos para artistas, exposições e meios especializados, tendo publicado mais recentemente nos sites das revistas ZUM / IMS e seLecT. Atou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia e como professora de cursos livre e de pós-graduação. Integra o projeto Ecótono, plataforma coletiva de diálogos sobre natureza e cultura através da arte. Atualmente é pesquisadora do projeto “Geopolíticas Institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra” – EACH-USP como bolsista FAPESP e, desde 2021, é cocuradora e mediadora do Ciclo de Conversas da IMAGINÁRIA_.