Ricardo Tokugawa

_ciclo de conversas

Festa sem um bom papo, não é festa!

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

[SAB] 17/08 – das 11H às 12H30 – SALA 04 – 3º andar  

_Semeando livros

com Ângela Berlinde, Fabiana Bruno e Oscar Guarín Martínez (RAMA) + Ana Francotti e Estela Vilela (Dobras de Si)

Como se constrói um ambiente fértil para criar um projeto de livro? Quais as ferramentas, saberes e discussões que estimulam o processo criativo e proporcionam o amadurecimento de uma experimentação? Sobre estas questões conversamos com Ângela Berlinde, Fabiana Bruno e Oscar Guarín Martínez, coordenadores da residência RAMA, voltada para produção de fotolivros, e com Ana Francotti e Estela Vilela, orientadoras do Dobras de Si, curso de livros de artista. 

A partir da experiência destes dois laboratórios on-line de longa duração, nos debruçamos sobre os caminhos e seus desafios dos processos artísticos do fotolivro/livro de artista.

Rama

é uma residência online voltada para a produção de fotolivros, coordenada por Fabiana Bruno (Brasil), Oscar Guarín Martinez (Colômbia) e Ângela Berlinde (Portugal). Ao longo de 9 meses de mentoria, a partir do acesso ao arquivo fotográfico ACHO-Imagens, que reúne mais de 20 mil imagens resgatadas do lixo urbano de Campinas, das coleções do Museu Nogueira da Silva, em Braga, Portugal, e do acervo dos artistas, foram desenvolvidas maquetes de livros em torno da reinvenção e reinterpretação das fotografias dos arquivos mencionados e das suas narrativas.

 

Dobras de Si

é um curso online de livro de artista idealizado por Ana Francotti e Estela Vilela, que oferece suporte para o desenvolvimento de trabalhos a qualquer pessoa que tenha o desejo de colocar sua expressão artística em forma de livro. Reunindo convidados de diferentes áreas e criando uma dinâmica de estímulos, o curso oferece um ambiente fértil para a construção de trabalhos autorais com acompanhamento completo, da concepção da ideia até a materialização final da publicação.

_mediação

©Keiny Andrade

Daniela Moura

pesquisadora e educadora no campo das artes visuais. Dedica-se ao pensamento crítico da fotografia, dialogando entre arte e comunicação, linguagem criativa e agência política. Escreve textos para artistas, exposições e meios especializados, tendo publicado mais recentemente nos sites das revistas ZUM / IMS e seLecT. Atou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia e como professora de cursos livre e de pós-graduação. Integra o projeto Ecótono, plataforma coletiva de diálogos sobre natureza e cultura através da arte. Atualmente é pesquisadora do projeto “Geopolíticas Institucionais: arte em disputa a partir do pós-guerra” – EACH-USP como bolsista FAPESP e, desde 2021, é cocuradora e mediadora do Ciclo de Conversas da IMAGINÁRIA_.

Back To Top