© Ricardo Tokugawa

_prêmio lovely'24

Para fomentar a experimentação, o desenvolvimento e a circulação de livros fotográficos.

_anote!

Inscrições: 21.05 – 12.07.2024, 23h59h

Anúncio dos finalistas: 15.08.2024

Premiação: 18.08.2024

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

_chamamento

A IMAGINÁRIA_festa do fotolivro e a Lovely House Editora convidam profissionais da fotografia ou artistas que utilizem a fotografia como elemento protagonista em publicações autorais para as inscrições no Prêmio Lovely’24.

O Prêmio Lovely é um concurso de maquete de livro fotográfico que visa fomentar a experimentação, o desenvolvimento e a circulação de publicações impressas como suporte incontornável da fotografia contemporânea no Brasil.

Em sua 4ª edição, com o apoio da Lei Paulo Gustavo/SP e da Lovely House Editora, o Prêmio Lovely’24 oferece a edição e impressão de dois projetos de livros nunca publicados nas categorias Fotolivro e Fotozine, e uma residência artística a outros quatro projetos escolhidos pela equipe de seleção.

_quem pode participar

→ O Prêmio Lovely’24 está aberto a projetos inéditos de publicações impressas que tenham a fotografia como elemento protagonista, de autoria individual ou coletiva.

→ Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos e de nacionalidade brasileira ou residentes no país há mais de 2 anos.

→ A submissão deverá ser feita por meio de uma maquete digital, optando-se no ato da inscrição por uma das duas categorias: Fotolivro ou Fotozine.

→ Para a categoria Fotozine, serão aceitos projetos que contenham no máximo quarenta (40) páginas totais, entre miolo e capa.

→ Mais de um projeto poderá ser submetido, porém em uma única categoria. Serão desclassificados: títulos impressos com tiragem maior que 20 exemplares, com circulação comercial e/ou institucional; que estejam sob contrato com editora ou com financiamento público ou privado destinado a sua impressão/publicação. 

→ O projeto apresentado deverá ser o mais próximo possível da sua versão final, incluindo o formato e os materiais (tipo de papel, acabamentos gráficos, etc.), e tecnicamente viável no panorama brasileiro atual de produção de livros.

→ Os projetos contemplados poderão ser modificados pela editora, em diálogo com as/os autores, caso seja necessário para a viabilidade da publicação.

_como se inscrever

A participação no Prêmio Lovely’24 é gratuita.

O projeto deve ser submetido pelo formulário de inscrição, onde serão solicitados, entre outros dados: 

→ Um link para download do projeto em PDF (obrigatório e com no máximo 20 MB). 

→ Um link para o vídeo da maquete (opcional, mas importante para o melhor entendimento do projeto pela equipe de seleção), hospedado em plataforma de compartilhamento de vídeo (YouTube, Vimeo etc).

IMAGINÁRIA_ não se responsabiliza por possíveis falhas na transmissão pela internet devido à sobrecarga de informação enviada pelos proponentes nos últimos momentos do prazo de inscrição. Serão desconsideradas inscrições incompletas, com links sem autorização de acesso, ou enviadas após a data de encerramento.

_seleção e divulgação

As maquetes finalistas e premiadas serão anunciadas durante a quarta edição da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro:

→ Finalistas:  15.08.2024, na abertura do festival
→ Premiadas: 18.08.2024, durante o encerramento

A divulgação dos projetos vencedores será feita oficialmente pelo site e redes sociais da IMAGINÁRIA_ e seus responsáveis serão contatados pela produção do festival por meio do e-mail indicado no formulário de inscrição.

_premiação

A equipe de seleção terá como critérios de avaliação a qualidade editorial e pertinência conceitual do projeto, considerando a narrativa fotográfica, a edição e o projeto gráfico, bem como sua viabilidade técnica e financeira. Como premiação, serão concedidas:

→ Exposição digital das maquetes finalistas durante a IMAGINÁRIA_’04.

→ Residência artística (em plataforma on-line) para quatro (4) projetos escolhidos pela equipe de seleção, dois em cada categoria, com profissionais da área de edição, design e produção gráfica, em data a ser definida após a festa do fotolivro.

→ Edição e publicação pela Lovely House Editora dos dois projetos eleitos pela equipe de seleção, um em cada categoria, Fotolivro e Fotozine. Autores/coletivos premiados terão direito a 10% dos exemplares da primeira tiragem da publicação. As questões técnicas (dimensões, papel, acabamento e tiragem), bem como a edição final das publicações serão definidas posteriormente à premiação, equalizando-se as características dos projetos selecionados e os limites orçamentários.

_direitos e autorizações

Todas as pessoas inscritas declaram-se titulares dos direitos autorais sobre o conteúdo do projeto proposto, imagens e textos, ou asseguram a autorização dos titulares, no caso de serem incluídos textos e/ou imagens de terceiros. 

As pessoas responsáveis pelos projetos finalistas e premiados autorizam a reprodução e divulgação dos trabalhos apresentados e de seu nome, imagem e voz para promover e divulgar a IMAGINÁRIA_festa do fotolivro, a Lovely House Editora e o Prêmio Lovely, bem como para a exposição em formato digital durante o evento, de 15 a 18 de agosto de 2024, e no site do festival.

☞ Texto da convocatória lançado em 21/05/2024.

Back To Top