_ciclo de conversas

festa sem um bom papo, não é festa!

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

Durante o festival, conversas com artistas, publicadores, editores e pesquisadores da cultura visual têm seu espaço garantido na Imaginária_. Com curadoria e mediação de Daniela Moura em parceria com a Lovely House, trilharemos por reflexões sobre a publicação impressa e o papel da imagem nas relações sociais atuais. Investigaremos  o fotolivro como espaço de experimentação artística que amplifica as potencialidades de criação e circulação da fotografia e, por extensão, articula outras formas de se estar no mundo. 

_aquece imaginária_

QUARTA [09/08] . 19h . on-line

Fotolivros, entidades vivas

Verónica Fieiras [editora, mentora de projetos e trabalhadora cultural]

Daniela Moura [mediação]

Para abrir o Aquece Imaginária_, programação on-line que antecede as atividades presenciais da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro no Edifício Vera, convidamos a argentina Verónica Fieiras, editora, mentora de projetos, trabalhadora cultural e visual, além de fundadora dos selos editoriais Riot Books e Chaco Editorial e designer de diversos fotolivros premiados.

Fieiras nos contará sobre sua experiência no acompanhamento e mentoria de projetos de fotolivros que, para ela, são entidades vivas. Em sua atuação como docente, incentiva a autogestão de recursos que as/os autoras/es tem em mãos, em busca da produção de obras que sejam extensões naturais de cada um(a).

QUINTA [10/08] . 19h . on-line

Zine como escolha 

Daniele Rosa [pesquisadora e facilitadora da Zinência]

Daniela Moura [mediação]

A escolha do zine como linguagem é o que motiva a Zinência, uma residência que visa fomentar a pesquisa e produção de zines, promovida pela Plataforma Estopim – feira de impressos – e o espaço cultural Alfaiataria, em Curitiba.

Neste segundo encontro do Aquece Imaginária_, programação on-line que antecede as atividades presenciais da IMAGINÁRIA_festa do fotolivro no Edifício Vera, conversamos com Daniele Rosa, pesquisadora e facilitadora da Zinência, sobre os processos de criação e circulação de zines, em busca de destacar o potencial criativo, experimental e político desse campo de publicações impressas.

_ciclo de conversas

QUINTA [17/08] . 16h . edifício vera [1º andar]

Seu reflexo na água: narrativas de gênero no fotolivro

Masina Pinheiro [artista e curadore] com participação de Régis Amora [artista] e Gabz 404

Daniela Moura [mediação]

“Um reflexo na água” é a metáfora que Masina Pinheiro recorre para nomear uma das exposições da IMAGINÁRIA_, que reúne mais de 40 publicações em torno do temas desobediência de gênero, infância LGBTQIAPN+ e outras dissidências que permeiam identidades não-normativas e historicamente marginalizadas. Um reflexo na água: uma imagem turva, indefinida e fraturada, arquitetada por fotógrafos que expandem as fronteiras de gênero, e por vezes do corpo, concebida pelo mundo cishetero.

Com Masina, curadore, e os autores Régis Amora, de “Atlas Drag, e Gabz 404, de “Ser Trans” e “Queda livre e um segredo”, integrantes da mostra, conversamos sobre a exposição e suas poéticas artísticas, que atravessam o gênero para pensar e recriar formas de ser e estar no mundo.

SEXTA [18/08] . 16h . edifício vera [1º andar]

Para além do papel: histórias sobre natureza nos fotolivros

Paula Pedrosa e Daniela Moura [Ecótono] 

Ecótono é uma plataforma sobre natureza e cultura por meio da arte, que surge do diálogo entre a artista e bióloga Paula Pedrosa e a pesquisadora Daniela Moura. 

Neste encontro, partilhamos com o público do festival algumas das nossas reflexões sobre as relações entre arte e natureza, com ênfase no trabalho de Pedrosa e em uma seleção de fotolivros das nossas estantes que tangenciam de maneiras diversas as questões ambientais do nosso tempo. Que histórias acerca do mundo natural temos contado nos fotolivros? Que modos de ver e existir estamos articulando em meio a crise socioambiental?



SÁBADO [19/08] . 16h . edifício vera [1º andar]

Arapuca da imagem

Renata Felinto e Rony Maltz [Revista ZUM]

Neste encontro conversamos com Renata Felinto, artista e pesquisadora, e Rony Maltz, editor da Revista ZUM, sobre a série inédita produzida pela artista para a ZUM #24. A partir desta obra, Felinto critica as tecnologias e pseudo ciências de controle social e de interdição dos corpos, do século 19 até a atualidade, destacando o papel das imagens dos dois lados da batalha contra os sistemas de vigilância e opressão, especialmente da perspectiva das pessoas não brancas. Como escapar da violência contra nossa imagem e retomar nosso olhar?

 



DOMINGO [20/08] . 16h . edifício vera [1º andar]

A vida de uma biblioteca 

Alexandre Cabral [BECEI – Paraisópolis]

Com 15 anos e 15 livros, Allê Cabral, com o apoio de sua mãe, fundou uma biblioteca em sua casa em Paraisópolis. Hoje, com 28 anos de existência, a Biblioteca BECEI de Paraisópolis reúne mais de 12 mil livros e atua como importante centro sociocultural para a comunidade do bairro. Neste bate-papo falaremos com Allê sobre a história da BECEI, a função social do livro e da biblioteca.

Daniela Moura [cocuradoria e mediação]

É fotógrafa e pesquisadora baiana. Dedica-se a investigar possibilidades de edição, circulação e agência política das imagens a partir de diferentes territórios, contextos e suportes, em especial os fotolivros. 

Escreve sobre fotografia, tendo publicado mais recentemente na Revista ZUM (IMS), atuou como pesquisadora na Base de Dados de Livros de Fotografia, é professora convidada de cursos de pós-graduação das faculdades Belas Artes (SP) e Unicap (PE) e realiza a curadoria e mediação do ciclo de conversas da IMAGINÁRIA_. Também integra Ecótono, uma plataforma de diálogos, investigações e práticas artísticas sobre natureza e cultura.

foto_Keiny Andrade
Back To Top