_lab imaginária

o pensar e o fazer coletivo, abrindo caminhos para a concretização de uma publicação impressa

_anote! 

Inscrições: até 13.08.2023
Vagas: 15
Quanto: R$ 400 

 

Lab Imaginária_ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

data/horário a confirmar [encontro on-line]

16 a 19.08.2023, 10h-13h [presencial]

Onde: Edifício Vera . Rua Álvares Penteado, 87 . São Paulo

Dúvidas:
info@festivalimaginaria.com.br

#Imagina passar por todo o processo editorial de um fotolivro, da concepção à materialização.

Inteligência Artificial: linguagem e narrativa

O papel da imagem nas relações sociais atuais e como alcançar novos mundos é o disparador que norteia a curadoria da IMAGINÁRIA_’03.

Neste contexto, o Lab Imaginária_ da terceira edição do festival nos convida a pensar sobre a Inteligência Artificial de modo a investigar o quanto as novas linguagens possibilitam ativar outras práticas artísticas e, por extensão, articular novas formas de se pensar e estar no mundo.

O laboratório será mediado por Marina Feldhues e Fábio Setti, ambos com práticas dentro da fotografia e das artes visuais, entre outras habilidades, e Leandro Gutum, que atua na intersecção entre arte e design. Serão 4 (quatro) encontros presenciais, além de 1 (um) encontro inicial preparatório.

Para ampliar a participação de um público diverso, preenchendo-se pelo menos 80% das vagas disponíveis, Lab Imaginária_ vai oferecer 2 bolsas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

_quem pode se interessar

Pessoas curiosas sobre o processo de edição e formatação de um fotolivro; as que produzem imagens nas mais diversas técnicas e aquelas interessadas no uso da Inteligência Artificial para produção das mesmas.

_requisitos

Serão solicitadas 10 imagens de autoria de cada participante impressas em formato 10×15 cm e em arquivo digital com 300 dpi e 2000 px do lado maior.

Celular, tablet e notebook são bem-vindos para maior conforto e aproveitamento da oficina, porém não obrigatórios.

_programação dos encontros

1º Encontro [on-line]: qui 10.08, 19h-21h

  • Apresentação da oficina
  • Apresentação dos participantes
  • Introdução ao tema e apresentação de referências 
  • Proposição da dinâmica

2º Encontro: qua 16.08, 10h-13h

  • Introdução às plataformas de IA
  • Exercício prático de criação de imagens a partir da IA

3º Encontro: qui 17.08, 10h-13h

  • Entendendo conceito e narrativa
  • Linguagem e montagem
  • Edição das imagens produzidas pelo grupo

4º Encontro: sex 18.08, 10h-13h

  • Criação e construção para publicações físicas
  • Estudos do projeto gráfico da publicação
  • Diagramação da maquete

5º Encontro: sáb 19.08, 10h-13h

  • Impressão e montagem de um exemplar físico
  • Apreciação do resultado
  • Considerações finais e encerramento

Nascido no cerrado do Distrito Federal. Artista visual, fotógrafo e jornalista, busca expressar nas diversas linguagens artísticas a versatilidade, misturando técnicas e referências que acabam se entrelaçando. Acredita no poder da imagem como mudança de narrativas e culturas. Por meio do afeto, existência e resistência, traz em seu trabalho diferentes formas de experimentar a arte, como forma de educação, existência e resistência, traz em seu trabalho diferentes formas de experimentar arte em uma visão descentralizada, trazendo visibilidade para o Centro Oeste do Brasil e buscando narrativas decoloniais.

Nasceu em Olinda – PE e há um ano vive e trabalha em São Paulo – SP. É graduada em Fotografia pela UNICAP, mestre e doutoranda em Comunicação pela UFPE. Professora das disciplinas Poéticas da Memória e Introdução aos Estudos da Cultura Visual na pós-graduação em Cultura Visual da UNICAP e organizadora do grupo de estudos, público e gratuito, Narrativas Anticoloniais desde 2019. Artista-pesquisadora, colagista, taróloga e escritora, Marina foi vencedora do POY_LATAM 2023 na categoria Ressignificar Arquivos. Além de ser autora do fotolivro Catálogo (2019), do livro teórico Fotolivros: (in)definições, histórias, experiências e processos de produção (2021), dos livros de artista Minha foto preferida (2022/23), O feliz livro das pretas (2022/23) e Passaporte Pernambuco (2022), e organizadora do livro de entrevistas E Se? arquivos, fotografias e fabulações: escutas e aprendizados que conta com oito entrevistas com diversos artistas (2023).

Atua na intersecção entre arte e design. Sua pesquisa abrange manipulação da imagem fotográfica, investigação de processos gráficos e produção de livros de artista. Possui especialização em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (2011) e Master em Design e Direção de Arte pela Elisava School of Design and Engineering (2017) de Barcelona. Em seu estúdio, projeta livros e exposições de arte para instituições culturais e museus. Durante mais de dois anos coordenou a comunicação visual para dezenas de exposições na Pinacoteca do Estado de São Paulo, nas quais se destacam artistas como Alberto Giacometti, Aleksandr Ródtchenko, Antônio Parreiras, Arcangelo Ianelli, Carlos Bunga, Carlos Cruz-Díez, Jac Leirner, Joaquín Torres García, Lygia Pape, Oswaldo Goeldi, Paula Rego e Saul Steinberg. Participou em premiações no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Argentina e Peru. É autor dos livros “Vestigium” e “A Torre Derrubada”.

Back To Top